Homossexualismo

Introdução 


Desde
os primórdios da humanidade, as sociedades convivem com os mais variados tipos de comportamentos sexuais. O relato bíblico da Criação, a Palavra de Deus em Gênesis capítulo 1 e 2 mostra que Deus formou o homem e a mulher para viverem em comunhão íntima, tornado-se “uma só carne”. Porém o pecado infiltrou-se nos relacionamentos sexuais entre os seres humanos de tal forma que hoje a sociedade convive com uma variação enorme de perversões sexuais e alguns estão se tornando normais, tais como: narcisismo, homossexualismo, masturbação, sexo anal, sadismo, masoquismo, exibicionismo, pedofilia, gerontofilia, fetichismo, travestismo, incesto, pluralismo, necrofilia, bestialidade, zoofilia, voyeurismo, sexopatia acústica, renifleurismo, coprofagia, frotterurismo, entre outros. 

Este estudo não vai entrar nos detalhes das diversas anomalias sexuais, limitando-se apenas ao estudo do homossexualismo, pois este é o tema que trataremos hoje. Na Bíblia em Romanos 1:26 e 27 temos este assunto tratado de forma bem clara, e qual é uma das suas causa, veremos também outros textos pertinentes que serão bem esclarecedores.

Em Romanos 1:26-27diz: "Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro." Romanos 1:26-27
A Bíblia refere aqui à prática do lesbianismo e do homossexualismo masculino. A palavra “natural” em oposição à “contrária à natureza” era usada naquele tempo com muita freqüência como uma maneira de estabelecer distinção entre comportamento heterossexual e homossexual. “A Bíblia usa linguagem direta para condenar a perversão do sexo. Quero lembrar que o sexo só será benção e aceito por Deus se for no seu justo lugar que é dentro do relacionamento conjugal”. A contaminação do espírito, da alma e do corpo humano é claramente manifestada nas perversões sexuais e o homossexualismo está entre os mais graves, pois ele é obviamente antinatural, contrário à natureza sexual. 
No verso 27 de texto acima é empregado pela Bíblia como alguém que não herdará a salvação por estar sob a condenação de Deus, assim como também diz em (I Coríntios 6:9 e I Timóteo 1:10 e Levítico 18:22 e 20:13). Ainda em Romanos acrescenta que aqui a perversão sexual é vista como resultado de (e, até certo ponto, um julgamento sobre) o pecado do homem em adorar a criatura ao invés do criador. É por causa da idolatria que  veio a contaminação e conseqüentemente a perversão resultando no homossexualismo, isso é claro em Romanos 1:18 a 25.

Conceito e Causas da Homossexualidade
Uma vez comprovado que o tema que a Bíblia abordou em Rm 1:26-27 foi mesmo a homossexualidade, tanto masculina quanto feminina, faz-se necessário um maior aprofundamento sobre o estudo deste comportamento sexual.
O homossexual é considerado uma pessoa com tendência a dirigir o desejo sexual para outra pessoa do mesmo sexo, ou seja, ele (ou ela) sente atração erótico-sexual por parceiro do mesmo sexo.

1. Esta questão da homossexualidade está ligada com cadeias espirituais e emocionais. Vemos também a homossexualidade como uma espécie de “síndrome neurótica”, caracterizada por alguns estigmas bem definidos, a saber: uma elevada dose de masoquismo psíquico, levando o homossexual a situações de desconfianças e humilhações; medo, ódio, fuga em relação ao sexo oposto; insatisfação constante e insaciabilidade sexual; megalomania; depressão; sentimento patológico de culpa; ciúme irracional; e inadmissibilidade psicopática. 

2. Questões Familiares – Uma mãe dominante, juntamente com um pai ausente e apagado; uma supermãe, tão envolvente que para o filho só existe uma mulher, que é ela; a mãe frustrada no seu relacionamento com o marido, incutindo na cabeça das filhas que homem nenhum tem valor; um superpai que exige uma virilidade impossível de ser alcançada pelo filho; os pais desejam um menino, mas nasce uma menina;

3. Sociais – A influência, os conceitos deformados que a mídia impõem, uma sociedade contaminada que se reproduz e que ocorre na forma do segregacionismo ou do igualitarismo; o  anarquismo; vemos uma a sedução por adultos que uma vez que foram tocados na infância, tocam, e ao fazerem isto, contaminam e transferem demônios de perversão sexual com tendências para o homossexualismos quando estas outras crianças ou adolescentes são tocadas ou abusadas por alguém do mesmo sexo. 

Por Que Deus Condena o Homossexualismo?
Deus abençoou o homem e a mulher e lhes deu o mandamento de serem fecundos e multiplicarem-se (Gn 1:28). O casamento é a “união de duas pessoas que originalmente foram uma, depois foram separadas uma da outra, e agora no encontro sexual do casamento se uniram novamente”. Não é por acidente que toda forma de expressão sexual fora da aliança do casamento seja explícita ou implicitamente condenada em toda a Escritura sagrada. A Bíblia condena a prática do sexo fora do casamento, e condena muito mais quando se torna perversão, homem com homem e mulher com mulher. Isto atrai maldição e espíritos familiares que atuarão na família e descendentes e gerações futuras. 
A sociedade atual está cada vez mais perdendo de vista o princípio que Deus definiu para a união sexual entre os seres humanos: um homem e uma mulher, unidos pelo compromisso eterno do matrimônio. Em virtude deste crescente desvio do padrão idealizado por Deus no princípio, é que têm surgido todas estas anomalias sexuais descritas até aqui. Hoje já se convive até mesmo com o “casamento” entre homossexuais e a adoção de filhos por estes “casais”. Absurdo e abominação perante Deus, pois esta criança não terá nenhum padrão para família e crescerá com o caráter deformado.
O propósito de Deus é que o homem junte-se com a mulher e os dois formem “uma só carne” (Gn 2:24), constituindo-se numa família heterossexual, na qual os filhos poderão ser educados em meio a um ambiente sadio e livre de preconceitos. Quando os filhos são ensinados na Palavra de Deus, elas crescem e se tornam maduras com caráter sadio e comportamentos equilibrados. Salmos 128
Este ideal está totalmente corrompido na sociedade moderna, e as relações sexuais passaram a ser apenas um meio de obter prazer a qualquer custo, sem atentar para as orientações dadas por Deus no passado, e para os perigos de não seguir estas orientações. A atual sociedade já aprendeu a conviver pacificamente com o outrora chamado “pecado grego”, vendo os homossexuais como apenas “um pouco diferentes”. 
Deus condena o homossexualismo porque ele é totalmente contrário ao propósito original das relações sexuais: procriação e/ou prazer. Em apenas em se olhar para a anatomia dos órgãos sexuais do homem e da mulher já deveria haver argumento suficiente para convencer de que as práticas homossexuais não são normais. Tanto o Judaísmo quanto o Cristianismo que tem sua base nas escrituras Sagradas sempre reconheceram esse fato, defendendo que o homossexual está sob a condenação de Deus. 
Cura Para o Homossexual
Após verificar que o homossexualismo está arraigado fortemente na sociedade moderna, faz-se necessário apresentar ao portador desta anomalia sexual um meio de regeneração e retorno ao ideal divino. A terapia de aconselhamento para o homossexual consiste em “escutar a quem pede ajuda, a fim de facilitar-lhe a decifração, por ele mesmo, de seu próprio discurso… levando a uma convivência mais saudável consigo mesmo e, em vários casos, chega-se à heterossexualidade”. 
Talvez o maior problema a princípio seja romper as barreiras da solidão e da incomunicabilidade que a sociedade erige em relação aos homossexuais. O ponto de partida deve ser a total aceitação do homossexual como pessoa que precisa de ajuda, que precisa ser compreendido no seu drama, e a mais leal solidariedade a seus sofrimentos e a seus problemas.
 
Para o auxílio pastoral ao homossexual são sugeridos os seguintes passos: 
  1. Reconhecimento e confissão de que sua atitude e conduta são errados;
  2. Ele deve admitir e reconhecer seu problema;
  3. Deve confessar o pecado a Deus e a um conselheiro espiritual, e depois deve pedir a Deus que o purifique e perdoe e em seguida aceitar a Cristo como seu Senhor e Salvador;
  4. O homossexual que busca a cura deve pedir a Deus que lhe dê um espírito de arrependimento;
  5. Deve-se considerar a grande possibilidade e necessidade de uma libertação de demônios e depois a cura interior com um acompanhamento de perto por um conselheiro (discipulador);
  6. O homossexual deve concordar em submeter-se a um plano de disciplina que Deus possa usar para concretizar a mudança desejada em um discipulado intenso;
  7. Entre o homossexual e o conselheiro deve haver sinceridade absoluta;
  8. O homossexual deve começar a participar de uma comunidade cristã compreensiva, que no caso mais adequado, estar integrado em uma igreja em células;
  9. O conselheiro deve ser paciente, perseverante, intercessor e amoroso.
Para o homossexual, como para qualquer outro homem, no fim é apenas a graça do Espírito Santo com seus misteriosos dinamismos que é capaz de tornar a cura do homossexual possível. Acima de todos os meios educativos e terapêuticos, é sempre na graça de Deus que o homem pecador deve confiar. 

A igreja cristã deve ser o canal para a ajuda aos homossexuais que desejarem um retorno aos desejos sexuais naturais de cada ser humano. A igreja será o último reduto para a consolidação dos conceitos familiares” segundo os princípios Bíblicos.


Resumo e Conclusão
O homossexualismo está presente na história humana desde o seu princípio. Biblicamente, encontra-se referências à homossexualidade já no relato de Sodoma e Gomorra (Gn 19:4-5), de onde advém o termo “sodomia” como referência à homossexualidade e outras anomalias do gênero; bem como no período dos Juízes (Jz 19:22). Moisés também fez referências a esta prática sexual entre o povo de Israel (Lv 18:22; 20:13), condenando-a e considerando-a abominável aos olhos de Deus, punível mesmo com a morte. 
No Novo Testamento, a referência clássica à homossexualidade, tanto feminina quanto masculina, encontra-se na epístola em Romanos (Rm 1:26 e 27). Porém, a Palavra de Deus também faz outras referências à condenação divina sobre esta prática (I Coríntios 6:9-10; I Timóteo 1:9-11). 
Através dos estudos e pesquisas científicas consultadas, verifica-se que é reduzida a probabilidade de que as tendências homossexuais sejam o resultado de uma “deformação genética” ou algum caractere hereditário. Ao contrário, é grande o número de estudiosos da psicologia humana que acreditam que este comportamento sexual advém de fatores psicossociais vividos na infância (até os 5 anos de idade, principalmente), e que acarretam traumas e complexos que podem levar o indivíduo a desenvolver o homossexualismo durante sua vida.
quando uma pessoa com este problema ou outro qualquer tem um verdadeiro encontro com Deus através da fé em Cristo Jesus e passa por uma cura e libertação, fica livre desta mal e se torna uma pessoa feliz e normal. Apesar de Deus condenar este comportamento contraditório, em virtude de desvirtuar-se do Seu propósito para o relacionamento sexual e matrimonial, Ele concede ao homossexual desejoso de regenerar-se uma opção de cura, libertação e salvação que está disponível através de Sua infinita graça e misericórdia pelas mazelas que atingem a humanidade.
Como representantes de Deus e instrumentos Seus para distribuição de Sua graça ao mundo pecador, nós os cristão não devemos olhar o homossexualismo como uma doença típica de pessoas “despudoradas”; mas devemos encarar o problema com o mesmo amor fraternal e compaixão que Jesus demonstrou em Seu convívio com o ser humano. Resta ao cristão ouvir e atentar ao conselho do próprio apóstolo Paulo: “Tudo posso, nAquele que me fortalece e como disse Cristo, tudo é possível ao que crer” (Fp 4.13; Mc 9:23). 
 
Pastor Eliezer

 

Imprimir