Jovens, eu vos escrevi…

I João 2:14-17

Num mundo globalizado como o nosso, as informações circulam com uma rapidez incrível. A comunicação se processa hoje de todos os meios, e os jovens têm acesso a tudo isso sem muito esforço. Não era assim na época do Apóstolo João, quando não existia jornal, revista, rádio, televisão, telefone, computador, Internet, etc. Era somente utilizada a palavra falada e escrita (na forma de livros ou cartas). Apesar disto, o apóstolo teve bons motivos para escrever aos jovens, pois o mundo nos dias de João era tão atrativo quanto hoje.

A Verdadeira Fortaleza da Juventude vem de Deus. A bíblia diz em efésios 6:10 que devemos nos fortalecer no Senhor e na força do seu poder. É Deus que dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor. Embora você sendo um jovem forte e com muita saúde física, não poderá ir muito longe sem Deus na sua vida, pois é dEle que vem a força e o poder para vencer.

 A bíblia diz que os jovens se cansarão e se fatigarão e até cairão de cansados, mas os que esperam e buscam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão, pois serão renovados no espírito, na alma e no corpo a cada dia.

Quando pensamos em uma Célula e Igreja prevalecente, temos que pensar em jovens prevalecentes, um fruto que permanece. Deus procura uma nova raça de jovens que sejam radicais em viver uma nova vida no Senhor, vida esta diferente de outros jovens que vivem neste mundo, jovens diferentes que permanecem em Deus produzindo frutos que vão permanecer.

 
Se você quiser prevalecer, você precisa ser um jovem gerado pela palavra de vida que procede de Deus, você precisa aprender a conhecer o Senhor através da comunhão que acontece aqui na célula, nos cultos, no discipulado, nos encontros, etc.Se Deus procura por jovens prevalecentes, comprometidos com Ele, diferentes, jovens que façam a diferença, se Ele procura, é porque é difícil de encontrar, mas se você está ouvindo e recebendo esta Palavra, é porque Você é um deles, Deus te encontrou, Aleluias!
 
O foco do diabo é a família, ele começa influenciando as crianças para ter no futuro jovens sobre o seu controle e assim destruir o futuro, o diabo é sutil e usará de todas as estratégias para nos atingir nos levando a viver uma vida de pecados. Só Venceremos o Maligno se estivermos firmados em Cristo. A bíblia diz em I João 3:8 que o Senhor Jesus, como Filho de Deus se manifestou, para destruir as obras do Diabo.
Em Efésios 6:10-12 também diz que devemos nos fortalecer no Senhor e na força do seu poder. Devemos nos revestir de toda a armadura de Deus, para podemos permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes do mundo e contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.
A Palavra de Deus também diz em Tiago 4:7 que devemos sempre nos sujeitar a Deus e resistimos ao Diabo, pois assim ele fugirá de nós. Sujeitar a Deus e resistir ao diabo fala de sermos sóbrios, atentos, tendo controle da mente, vigiando a todo tempo. Nunca se esqueça, o nosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, procurando a quem possa tragar; devemos resisti-lhe firmes na fé, sabendo que fomos perdoados por Deus, que fomos justificados por Cristo na cruz do calvário, fomos gerados pelo Espírito Santo como filhos de Deus, recebemos autoridade do Senhor para vencer, é assim que temos a vitória contra esse nosso adversário, permanecer firmes no Senhor, ser comprometidos com o Messias.

Embora na época de João não houvesse tanta facilidade para o processo de comunicação como hoje em dia, ele escreveu com os recursos disponíveis uma mensagem aos jovens que permanece até hoje; pois os atrativos que o mundo oferecia no passado eram tão fortes como os atrativos mundanos de hoje. E se quisermos ser vencedores, devemos ser fortes no Senhor, permanecer com a Palavra de Deus alicerçada em nós pelo Espírito Santo e permanentemente firmados em Cristo para resistirmos às ciladas do Maligno.

Nós trabalhamos com os jovens e sabemos que não haverá rede de jovens prevalecente formada com jovens que não conhecem a Deus, que não são cheios de Deus, da Sua Palavra e do seu Espírito.

 
Em Joel 2:28 diz que os jovens terão visões, isto significa que as duvidas serão tiradas pois as visões mostrarão o tempo e o caminho a ser percorrido. Jovens normalmente são imediatistas, querem tudo agora, não conseguem planejar e esperar com paciência. Os jovens segundo a Palavra de Deus terão visões – verão em Deus, verão lá na frente o que outros não viram e prevalecerão sobre todas as coisas.
 
Queremos levantar uma igreja de jovens que são líderes maduros, cheios do Espírito de Deus, homens e mulheres com visão – Uma obra prevalecente. Fomos chamados para estabelecer uma igreja que tenha muitos jovens que conheçam o seu Deus – “O povo que conhece o seu Deus se tornará forte e ativo”.
 
Nós não podemos aceitar ser uma grande igreja apenas de multidão, temos um chamado; Edificarmos uma igreja de vencedores, uma igreja prevalecente, uma igreja de ministros, uma igreja de discípulos. Não negociaremos nossa unção e nossa fé, como fez o rei Saul lá em Israel, que pressionado pelo povo sacrificou sem ter autorização, perseguiu seu genro e futuro rei Davi por ciúmes e ainda desobedeceu a Deus em um comando perdendo assim a unção e o seu reinado.
 
O nosso crescimento tem um preço, os que quiserem andar conosco terão que fazer a opção da cruz. A opção dos que prevalecem, virá para abandonar o namoro mundano, o mundo, o pecado, virá para abrir mão do ego morrendo para o pecado e vivendo para Deus.
 
Nós somos como a guia do aparelho ortodôntico, aquele arame que perpassa o aparelho a fim de forçar o alinhamento, como me disse minha filha, ai, como isso dói, mas alinha os dentes e a boca fica bonita. Se quisermos ser uma nova raça de jovens prevalecentes temos que escolher a porta apertada e o caminho estreito da cruz, e mais, temos que levar o nosso povo por esse caminho “Deus honra os que o honram”.
 
A verdade é que a Cruz Termina Tudo, ela nos liberta dos outros que manipulam, das opiniões equivocadas, das pressões, nos liberta dos relacionamentos errados, nos liberta de nós mesmos, nos liberta do caminho errado e ruim, nos faz uma nova raça de jovens, os Radicais que são totalmente Livres, Jovens destinados a mudar a história dessa geração. Você crê e recebe? É com você mesmo que Deus está falando!
 
O que você jovem pensa de Cristo hoje determina o destino de nossa nação, pois você além de influenciar hoje esta geração de jovens para viverem uma vida diferente em Cristo, você é o futuro da igreja, do reino e da nação do Brasil. O seu estilo de vida hoje determinará o seu futuro, a sua história, hoje, com as suas decisões firmadas nos princípios de Deus, você escreverá um amanhã seguro, prevalecente, feliz e prospero, lembrando que o contrário também é verdade, seu futuro depende disso.
 
Compartilhar: quais são as dificuldades que um jovem enfrenta neste mundo? Como posso vencer sem ser influenciado a fazer o que na realidade não gostaria de fazer ou por saber que é errado? Como jovem o que você poderia fazer para melhorar em casa, escola, trabalho e rede de jovens?
 
Deus te Abençoe!
 
No amor de Cristo
 
Pastor Eliezer
Imprimir