Encontre sua Célula
Saiba qual a célula mais próxima de você! Procurar
Redes Sociais
11 agosto, 2010

Vencendo as limitações pessoais

Lucas 19:110
 
A visão é a força motriz das realizações. Alguém que almeja construir, conquistar, desenvolver algo, precisa ter uma imagem muito clara em sua mente de onde e de como deseja chegar. Sem visão é muito mais difícil viver. A falta de visão faz cumular frustrações. Assim, viver com objetivos e metas bem definidas é algo imprescindível para o bem estar do homem, de uma forma geral.
 
Deus se utiliza das visões como um meio de se comunicar com o homem. Ele transfere a visão de Seu coração para o coração de Seus filhos a fim de que estes sejam grandes realizadores nesta terra.
Na Bíblia, especificamente no texto acima, temos um relato que aponta para um homem de visão. Era um homem rico e de baixa estatura, chamado Zaqueu. Este homem podia ser pequeno, mas era alguém de visão alargada.
Podemos afirmar que no mundo existem duas classes de pessoas: aquelas que vivem em função de uma visão, e aquelas que não tem visão nenhuma.
 
Zaqueu tinha uma visão, um sonho: ver Jesus. Ele foi em busca do objetivo que havia firmado em seu coração e logrou êxito. Ele mostrou, através de sua experiência, que não é a grande estatura que leva alguém a ter uma grande visão e, sim, ter o coração inclinado para a direção correta.
 
Tomando por base a experiência de Zaqueu, extrairemos alguns princípios importantes fornecidos por essa porção das Escrituras, princípios que apontam para as características de um homem de visão. Vejamos:
 
1.     Um homem de visão não se inibe diante das limitações pessoais
Grandes multidões seguiam a Jesus. Eram centenas de pessoas que apertavam o Mestre enquanto o mesmo caminhava pelos vários lugares da Judéia. Para alguém de baixa estatura, contemplar o Messias era algo praticamente impossível.
 
Sendo assim, Zaqueu poderia ter desistido da idéia de contemplar Jesus, diante das suas limitações pessoais ("…procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura…"). Porém, ele não desistiu de seu objetivo. Antes, venceu suas limitações buscando a melhor solução para aquela ocasião.
 
Ele foi um verdadeiro estrategista. Procurou a melhor árvore e, sem pensar duas vezes, subiu na mesma, ficando a espera da passagem do Mestre.
 
Muitas pessoas desistiram de sonhar por observar limitações pessoais como gigantes intransponíveis. Alguns dizem: não vou conseguir por que sou tímido. Outros afirmam: não tenho um grau de instrução elevado. E, ainda, existem os que vão ao extremo, afirmando categoricamente: não tenho capacidade para isso. Quem pensa assim não cresce e passa a vida toda reclamando.
 
Sejam quais forem as nossas limitações pessoais, estas podem ser vencidas e superadas em Deus, por isso, não pare jamais de sonhar. Permita-se ser tratado pelo todo-poderoso e siga firme, rumo aos sonhos de Deus para a sua vida.
2.     Todo visionário tem o coração ensinável
 
Jesus foi até a casa de Zaqueu para confrontá-lo, é na nossa casa que as nossas mascaras caem, lá não temos como nos esconder, pois somos conhecidos de todos na intimidade. Zaqueu logo reconheceu quem era ele e o mais depressa possível procurou mostrar arrependimento e mudança. Todo pessoa de visão aceita ser confrontado e através do confronto procura mudanças e melhorias, pois os visionários vêem além do visível.
 
Se esse alguém é você diga amém!
 
 

 

Imprimir
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •