13/03/2018 – Os sonhos do coração de Deus para nós

Lucas 6:39-42; Apocalipse 3:18,19

Estamos vivendo um tempo onde a verdadeira visão de Deus para a Sua Igreja está sendo devolvida. Como um corpo espiritual que tem funções e um propósito na terra, estamos recebendo de volta a visão correta das coisas segundo a ótica de Deus.

O sonho que move o coração de Deus é o de ver toda a humanidade salva, desfrutando de uma paz permanente que só Jesus Cristo vivo pode dar a cada pessoa. O anseio do coração de Deus é certamente que todos sejam salvo da condenação e morte eterna. Foi para isso que Jesus morreu na cruz e também ressuscitou, para reconciliar a humanidade consigo mesmo e assim abençoar todas as famílias da terra, conforme a promessa feita a Abraão em Gênesis 12:3.

Sendo este o Seu desejo, por quê Deus, possuindo tanto poder, não realiza isto logo? Por que Ele não termina com as guerras, a fome, as enfermidades e com o vazio do coração do homem de uma vez?

Primeiro porque Deus deseja que muitos se arrependam e sejam salvos, pela pregação do evangelho; Segundo, os tempos e as épocas estabelecidas por Ele desde a fundação do mundo precisam ser consumados, Jesus disse em Mateus 28:20 que estaria conosco até a consumação do mundo, então tem já uma data definida. Terceiro, Deus escolheu fazer isto através da igreja, a qual Jesus capacitou e enviou a conquistar as nações (Mateus 28:18-20).

Quem é afinal esta igreja?

Esta igreja somos nós, ou seja, todos aqueles que confessam Jesus (ressurreto) como seu Senhor e Salvador. Por que a igreja parece estar tão longe deste objetivo e compromisso individual de guiar a humanidade em direção ao Único e verdadeiro Deus por meio de JESUS CRISTO?

Primeiro porque as pessoas têm a tendência de se acomodar e não buscar poder e revelação de Deus pelo Espírito Santo. Segundo, as pessoas tem também a tendência de buscar primeiro para si sem se importar ou pensar no outro, as pessoas tem a tendência de guardar para usufruir.

Terceiro,  a igreja como corpo está dividida e cega para o propósito de Deus em amar e salvar vidas. Jesus ensina no vs 39 do capítulo 6 de Lucas dizendo que um cego não pode guiar outro cego. Uma igreja cega pelo pecado, egoísmo e ignorância, não pode guiar até Deus um mundo mais cego ainda.

Toda idolatria, todo humanismo e toda a religiosidade que se misturam com a doutrina de Jesus, fizeram com que a igreja perdesse ao longo da história a sua santidade, autoridade e a visão e propósito correto. A visão do “Ide” está se perdendo e a acomodação e egoísmo cresce a cada dia.

Mas Jesus, o filho de Deus, continua até hoje restituindo a vista aos cegos e é isto que acontece quando vivemos de verdade o modelo e a visão de Igreja proposto por Jesus. A igreja reunida nas casas, como no livro de Atos, que é a inspiração para as nossas células, que formam todo o corpo, o corpo de Cristo que é a Igreja. A Igreja que gera discípulos e não só membros, inspirada em Jesus e seus 12 discípulos.

Tudo começa no plano individual, porque apesar de buscar as multidões, esta visão de Igreja, do coração de Deus dá a cada um sua identidade, para cumprir um chamado pessoal na pregação do evangelho da Salvação.

Nesta visão, Deus quer curar e libertar cada pessoa, para que depois cada pessoa tratada, liberta e curada possa tratar outras pessoas. Isto significa que uma pessoa enviada para liderar uma célula ou enviada para realizar uma Família Feliz, ou integrada para que a igreja funcione em levar salvação, consolidando, discipulando e enviando discípulos, está cumprindo e vivendo o propósito de Deus.

Muitas pessoas fogem desta visão de Igreja, pois tem medo da idéia de serem líderes e de cuidarem de outros, ou porque entendem que Igreja é lugar de receber e não de dar. Porém se Deus não puder nos usar assim, não estaremos vivendo o verdadeiro cristianismo.

Seremos o pior tipo de cego que pode existir: o cego que não quer enxergar. Muitos não querem enxergar porque foram roubados pelo materialismo (só lutam por dinheiro) e outros por uma indiferença generalizada como consequência de uma identidade corrompida pelo maligno, já não lutam por mais nada e nem por ninguém, vivem apenas para si mesmos, estão vazias de Deus.

Porém a promessa de Deus para sua Igreja não é só de lhe restaurar a visão, mas de lhe tirar um coração de pedra e lhe dar um coração de carne, que possa bater semelhantemente ao de Deus e conter todo o amor de Jesus pela salvação de toda a humanidade.

Deus também vai restaurar nosso testemunho, removendo nossa humilhação, reparando nossas brechas, pagando nossas dívidas em todos os sentidos.

O vs 41 mostra que Deus é coerente e que antes que você vá ensinar qualquer um a usar a fé e viver no sobrenatural, Ele vai te ensinar a usá-la para o seu próprio benefício (se eu não sei conquistar pela fé coisas para mim mesmo, como posso ensinar isto a outros!).

Estamos em março, logo vai ter o Encontro com Deus e também o congresso regional no Ibirapuera, Deus quer que nestes eventos todos nós façamos um exame da nossa vida espiritual, familiar, profissional e ministerial e que identifiquemos as áreas de debilidades, para que façamos destas áreas alvos de jejum e oração. Desta forma o Senhor não só nos mostrará as fragilidades, como nos dará as estratégias para as mudanças de cada uma e forças para perseguimos não só os nossos sonhos, mas também os sonhos do coração de Deus para nós!

Deus abençoe a todos com um ano cheio de conquistas pessoais e ministeriais.

Prática: Faça o apelo aos visitantes e faça um compartilhar de acordo com a palavra ministrada!

Atenção: Próximo domingo as 16:00 horas teremos o Prê-Encontro na igreja, participe!