Encontre sua Célula
Saiba qual a célula mais próxima de você! Procurar
Redes Sociais
12 junho, 2018

12/06/2018 – Família, instituição divina

2 Reis 4.26

A família é a instituição divina que sofreu e sofre ameaça de extermínio desde a sua formação no Éden. O pecado dos nossos primeiros pais, por pouco não exterminou a família. Isso só não aconteceu porque os propósitos de Deus são imutáveis; porém, as consequências da desobediência foram inevitáveis. Geraram um filho homicida (Caim), e daí em diante vemos a sequela deixada pelo ato impensado de Adão e Eva.

Deus planejou a redenção da família com o envio de Jesus e o anunciou a Adão em Gênesis 3:15, aqui Deus se posicionou na sua imutabilidade e manteve de pé o seu plano. A família sobreviveu e em Cristo Jesus ela foi exposta sob um manto de cura e restauração, nEle a família é mais que vencedora, pois ela é muito importante para Deus.

Conceitos de família.

1. Conceito Bíblico – A família é uma instituição divina constituída de marido, mulher e filhos, o restante são parentes ou familiares) 

2. Conceitos na nossa sociedade atual – Conjunto de pessoas que vivem na mesma casa. Hoje, essa mentira é ensinado em colégios, para eles não importa se são duas mães ou dois pais, etc. (Misericórdia, que tipo de individuo em uma “família” assim, será formado e enviado para se reproduzir?)

Como restaurar sua família no projeto de Deus

1. Tendo Jesus Cristo como alicerce do lar. Isso vai propiciar condições que permitam cumprir essa função, Jesus alicerça a família pela eficácia da Sua presença (Ele é a Rocha). Jesus torna possível o cumprimento dos mandamentos bíblicos sendo colocados em cima do principal fundamento: Ele Próprio. Isso significa que uma família que crê em Jesus e o tem como base, pratica os princípios bíblicos ensinados por Ele.

2. Mantendo-a no lugar que o SENHOR a colocou no paraíso da comunhão mutua, a começar com Eleentre os cônjuges e Ele e entre os cônjugesSem a comunhão com o Senhor e Sua Palavra, não há esperança de uma família curada, liberta, madura e funcional para se ter uma geração e descendência estável e próspera.

Detectando os males que podem leva-la a destruição.

1. Na esfera humana: Os maus tratos, infidelidade, desamor, indiferença, frieza, falta de diálogo, falta de respeito, vícios, drogas, rebelião e a ingratidão são alguns dos males que destrói a família hoje.

2. Na esfera espiritual: A inobservância aos mandamentos dados por Deus a cada membro da família. É preciso haver uma conversão dos cônjuges e dos filhos na direção uns dos outros, Jesus é o centro desta conversão onde todos devem olhar, nEle há condições de cura, restauração e salvação.

Principais mandamentos de Deus à família: Ef 5.25

1. Aos maridos: Os homens têm a missão de cuidar da esposa com liderança centralizada em Cristo. Deus estabeleceu a família com a unidade básica para a sociedade. Toda família precisa de um líder. Deus atribuiu ao marido essa missão. Sua liderança deve ter como padrão a liderança de Cristo sobre a Igreja. Deve ser exercida como uma forma de ministério ao invés de uma tirania.

O papel de liderança do lar deve ser exercido em amor. A essência da liderança é levar a família a servir ao Senhor. Josué disse no capítulo 24:15b: Eu e minha casa serviremos ao Senhor. (foco)

É responsabilidade do homem amar a esposa como Cristo Amou a Igreja, e como aos seu próprio corpo, isso expressa um amor sacrificial. Jesus se entregou pela igreja, pagou um alto preço por ela.

O Homem deve tratar a sua esposa com dignidade como diz em 1 Pedro 3.7. Deve ser fiel até a morte, é isso que se espera de um líder a semelhança de Cristo. Ele é modelo de respeito, valorização, gratidão, amor, alegria, fidelidade e honra para os filhos na direção da esposaOs filhos vão imitar o pai, afinal ele é o sacerdote do lar!

2. Às esposas tem o papel de equilibrar o lar ensinando os filhos a submissão a esta grande missão dada ao marido e pai na formação e cuidado da família, sendo ela o modelo em honrar e valorizarpois isso vai refletir nos filhos. A reverência, a honra, o reconhecimento e o respeito dos filhos ao pai será verdadeira e prazerosa quando eles virem a mãe vivendo isso na práticae vice-versa. Os pais são a forma que fôrma na vida dos filhos, tudo começa em casa.

3. Aos pais – Ef 6.4. Os pais não devem provocar a ira nos filhos, eles precisam exercerem a autoridade dentro de um contexto que não deixe ressentimentos. É Papel dos pais em concordância e apoio um ao outro na disciplina e admoestação, controla-los e conduzi-los no caminho do Senhor; Ensinando-os a distinguir o certo e o errado à luz da Palavra de Deus. É papel dos pais educarem os seus filhos, tanto para convivência na sociedade, quanto aos princípios de convivência na família, escola, trabalho e igreja.(Deuteronômio 6:6-9)

4. Aos filhos: Estes devem obedecer aos pais e assim honra-los. O padrão é a obediência ao Senhor; o mandamento traz uma promessa de vida longa e prosperidade em tudo o que fizer, a nossa tarefa é trabalhar para que haja a demonstração de amor, respeito e honra entre pais e filhos. (Ef 6.1-3).

Bênçãos destinadas à família segundo o Salmos128.

  1. Prosperidade no trabalho (“trabalho das tuas mãos”);
  2. Felicidade (“feliz serás”);
  3. Frutificará como a vedeira, isso é igual ao óleo divino. Videira fala da alegria do Senhor;
  4. A bênção decretada pelo Senhor jamais será tirada (“eis que assim será abençoado”);
  5. A bênção vem desde Sião, isso fala do Templo até a Jerusalém (celestial);
  6. Até a descendência, isso fala da luz da aliança com Abraão (Gn 12.1-3).
  7. Significa que nunca acabará.

Somos iacc, somos discípulos, somos multiplicadores, somos prósperos, somos doze!

Prática: o que esta palavra te ensinou ou reforçou hoje? 

Líder: orar pela família, pela célula e igreja. Fazer o apelo aos visitantes!

Atenção: A inscrição para o Encontro do Mover I já está aberta, faça a inscrição dos discípulos desta célula

 

No amor de Cristo!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

Imprimir
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •