03/07/2018 – Estilo de vida cristã

Gálatas 5:16-25; Romanos 4:18-25

Podemos dizer que estilo de vida é um conjunto de pensamentos, atitudes e comportamentos, determinados pelos princípios sob os quais se vive, uma forma de encarar a vida, um jeito de viver, uma maneira de pensar e agir. Por isso, ao olharmos a sociedade vemos muitos e diferentes estilos de vida. Você sabe qual é o seu estilo de vida? Desde que se converteu, você observou mudança no seu estilo de vida?

1. A Importância de viver um estilo de vida cristã:

Quando nos convertemos, nos tornamos discípulos de Jesus e para sermos discipulados, acompanhados de perto, Ele levanta alguém mais experiente que debaixo de instrução, cuida de nós. A finalidade é nos ajudar através da Palavra a nos apropriarmos da vida de Jesus, temos que viver o que Ele viveu. Se vivermos o que vivíamos antes, jamais nos tornaremos como Jesus.

Na verdade, o estilo de vida velho tem que mudar. Muitos querem as promessas de Jesus, a Sua herança, as Suas bênçãos, mas não estão dispostos a viver segundo os princípios que Ele ensinou. Se conhecendo o Senhor e o que Ele tem para nós, continuamos a viver como vivíamos, aí começam os problemas na vida cristã. Mesmo conhecendo o Senhor, se insistirmos a viver como vivíamos antes, vamos colher o que colhíamos antes.

Ao nos convertermos acontece algo que deveria mudar nosso estilo de vida, para o estilo de vida de Jesus. Para nos apropriarmos da totalidade da herança de Jesus, nós temos que viver um estilo de vida cristã. Se não vivemos um estilo de vida cristã, o que conquistamos, o que temos em mãos é o que já havíamos conquistado naturalmente se perde. Não basta aceitar a Cristo, achar interessante o que a Bíblia diz e viver de conformidade com o que antes se vivia. Biblicamente falando, para receber os frutos que Deus tem para nós aqui e na eternidade, precisaremos viver o estilo de vida segundo Cristo.

2. A vida espiritual e a alma

O problema é que a alma dominou por tanto tempo na nossa vida, que vive tentando agradar a Deus usando apenas satisfação emocional. Para vencermos os apelos da carência emocional, precisaremos usar a cruz de forma drástica. Nossa velha natureza, inimiga de Deus, precisa morrer dando lugar para a nova natureza em Cristo, gerada no novo nascimento e consolidada no poder do Espírito Santo.

Essa guerra entre a alma e o espírito é travada em secreto, no interior dos filhos de Deus, e não tem fim. A alma procura manter sua autoridade e agir independentemente na busca de coisas temporais, coisas que satisfazem apenas por períodos curtos, mas com consequências desastrosas que afetam o futuro e a eternidade no céu. Por outro lado, nosso espírito luta para vencer a carne e assim manter a autoridade de Deus em nossa vida. Por isso que em Romanos 12:2 diz que nossa mente precisa ser renovada pela Palavra de Deus e assim ser transformada se alinhando com a mente de Cristo!

Não podemos ser dirigidos pela emoção, por aquilo que vemos, não podemos permitir que a alma controle nossa vida espiritual, precisamos dizer não para os desejos carnais expressos pela nossa alma e buscarmos mais a Deus. O objetivo disso é que a alma não possa mais influenciar o espírito, nem o espírito estar sob a autoridade da alma, precisamos estar debaixo da influência do Espírito Santo de Deus e assim experimentar da Sua boa, agradável e perfeita vontade.

Deus começa de dentro para fora, Ele começa no meu espírito, alcança a minha alma com a Sua Palavra, isso gera transformação e mudança de vida. Tudo isso reflete no meu exterior, sou uma nova pessoa, sou uma pessoa espiritual. Tenho o Espírito Santo habitando dentro de mim e é Ele que me conduz a um estilo de vida segundo Deus, isto me faz mais do que vencedor.

3. Resultado de vida segundo Deus

Temos Abraão, um homem que conheceu ao Senhor e decidiu mudar seu estilo de vida natural, por um estilo de vida sobrenatural. Quando ele conheceu a Deus, ele vivia da sua maneira, sua vida era sem perspectiva de mudança ou conquista no sentido familiar e no sentido territorial. Sua história acabaria na sua morte, ele já tinha setenta e cinco anos e ainda não tinha descendência. Ele conheceu a Deus, ouviu Sua voz e obedeceu, sua vida mudou se tornando o pai da fé. Hoje Israel é a sua descendência segundo a promessa, Jesus veio da sua genealogia e os homens e nações mais ricas da terra veio dele.

As coisas do Senhor só se apropriam no espiritual, não no natural. Somente através da fé em Deus e Sua Palavra que nos levará a uma mudança de vida. Vejam só o resultado de quem vive no natural e no sobrenatural: Ló sobrinho de Abraão, um homem carnal terminou sua vida em uma caverna, mas Abraão, um homem espiritual terminou seus dias em ditosa velhice, viveu uma vida sobrenatural e prospera gerando uma descendência poderosa na terra. Hoje, 4.000 anos depois, ele ainda é admirado e honrado, todos querem ser filhos de Abraão e segundo a Bíblia, somos sua descendência espiritual!

Conclusão: 
Somos santos lutando contra o pecado. A vontade de Deus não é apenas ter um monte de mundanos salvos. A vontade de Deus é que completemos a nossa carreira cheios do Espírito Santo, com a chama do amor e da fé acesa, frutíferos com uma multidão de filhos legítimos que foram gerados na perseverança da oração e dedicação, Deus quer que  guardemos a fé e combatamos o bom combate de Cristo, vivendo em crescimento e prosperidade de forma crescente e estável.

Qual o estilo de vida que você quer viver? O estilo de vida espiritual e sobrenatural ou natural onde a vontade da carne prevalece? Pode-se até pensar que não é possível conseguir esse estilo de vida cristã. Porém, na realidade, basta estar apaixonado por Jesus e deixar-se ser conquistado inteiramente por Ele, é desta forma que seremos guiados pelo Espírito Santo a um estilo de vida sobrenatural, prospero e feliz?

Quer fazer história? Decida mudar, decida ser radical na fidelidade, decida frutificar, decida crescer e prosperar, pratique os princípios eternos com diligência e paixão. Desenvolva um estilo de vida segundo Cristo e o céu será apenas uma referência, ele não será o limite, pois em Cristo rompemos para o além do esperado!

Prática: orar por todos segundo a Palavra e pelas famílias da célula, profetize conversões, ore pela cadeira vazia, ore por vidas e pelas metas! O Compartilhar é opcional, só se for produtivo e natural.

Atenção: Próximo domingo será a Ceia do Senhor, cada célula, segundo a sua capacidade, deve organizar o quilo e formar uma Cesta básica.

 

No amor de Cristo!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário